Nome: Poseur - Brigas, Garoto e Estilo
Original:
Autor(a): Rachel Maude
Editora: Galera Record
Sinopse: Charlotte Beverwil, Janie Farrish, Melissa Moon e Petra Green não podiam ser mais maravilhosas... nem mais diferentes. Elas não andam juntas no colégio, o exclusivo Winston Prep, e certamente não têm o mesmo estilo de se vestir. A única coisa que essas garotas têm em comum é uma grande paixão pela moda. Assim, quando as quatro ficam sabendo que precisarão criar um grife juntas o Caos se instala. Pares de stilettos Christian Louboutin estão prestes a voar pelos ares e só o senso de estilo pode sair ganhando.
"Poseur: adjetivo e substantivo masculino. Que ou que adota um comportamento pedante, artificial; esnobe, pretensioso (Dic. Houaiss)"
Soube da existência desse livro por acaso, em um e-mail de divulgação de preços da Saraiva. Pela capa meu interesse por ele despertou facilmente. Quando soube que falava de Moda e garotas estilosas, meu interesse subiu a um nível indescritível (amo assuntos relacionados à Moda) e assim, pude tê-lo em mãos através de uma troca bem-sucedida no Skoob via Plus. E não me arrependi da troca, o livro, já como esperado, é realmente juvenil, mas amei ler as páginas contendo ilustrações de figurinos e me divertir tanto com uma narrativa.
Charlotte, Jeanie, Melissa e Petra não poderiam ser mais diferentes, tanto no estilo de roupas que usam, quanto em suas personalidades: Duas coisas que se convergem, pois, Moda é isso, expressar um pouco do que você é no que você veste. Porém, as quatro são apaixonadas por algo envolvendo Moda e após suas propostas de curso livre no colégio onde estudam serem colocadas apenas em uma proposta, elas precisam conviver entre si para participar desse projeto que convém a cada uma, por razões diferentes, é claro.
Poseur nada mais é que um livro sobre essas quatro meninas apaixonadas por Moda sendo tão diferentes e tendo que conviver com isso para um 'propósito maior'. O que diferencia esse livro de outros juvenis que já pude ler, além de falar sobre Moda (algo que não encontro sempre e tão centrado nesse assunto), as personagens criadas não são, necessariamente, típicas de um romance juvenil. O par romântico também não é o centro da narrativa. Me pareceu que Moda é o verdadeiro foco do enredo, o que me agradou bastante.
A hippie (Petra), a tímida (Jeanie), a romântica (Charlotte) e a 'gangster' asiática (Melissa) fazem parte de uma narrativa super divertida. As meninas e suas concepções sobre mundo, pessoas, sociedade e principalmente sobre elas mesmas (já que são adolescentes e estão no ensino médio) nos divertem com muitas 'pérolas' soltas. Não é um juvenil querendo ser levado a sério, mas um juvenil satirizando a si mesmo, de uma forma que a leitura de alguns diálogos ou cenas descritas como absurdas ou até infantis, são engraçadas e não chegam a ser ridículas. Se você não levar a sério as cenas e os diálogos que cito.
O livro contém além de ilustrações (lindas), descrições dos looks de cada menina, e algumas descrições é outro 'fator-humor' durante a leitura. Ou seja, para querer ler e desfrutar de Poseur é preciso gostar de Moda e ter o livro como uma leitura despreocupada e leve, por que ele é exatamente assim.
Enfim, Poseur - Brigas, Garotos e Estilo foi mais um 'achado' do ano e como amante de Moda e personagens interessantes, o livro se fez uma ótima leitura. Com uma diagramação linda e sem erros ortográficos, a Galera Record está de parabéns com a edição. Poseur ainda contém um segundo livro. Ainda não sei se é uma série ou apenas uma trilogia, mas estou ansiosa para ter o segundo volume em mãos.
Desde de quando você comentou desse livro, eu fiquei curiosa para ler. Acho que nunca li nenhum livro super voltado pra moda, mas deve ser uma experiência bacana. Adoreei a resenha e com certeza quero ler :)
ResponderExcluirBeijos,
http://pitadadecultura.blogspot.com.br/
Oi Jeni, por mais que a proposta seja bem diferente, não pude deixar de comparar com Sex and the City. Também gosto bastante de temas relacionados à moda, apesar de não ser tão fascinada assim.
ResponderExcluirBeijos
Bom, a capa ja ganhou destaque mesmo..
ResponderExcluirGostei da história, pelo menos é incomum hahahahaha
obrigada pela dica
Hey
ResponderExcluirAh também não conhecia o livro. Gostei da premissa, parece ser divertida em alguns pontos e as amigas com estilos diferentes, devem ser interessantes de acompanhar.
Uma pena que falha no romance. Mas se os outros pontos forem altos, a leitura deve valer.
Morro de medo de trocar algo no Skoob e levar 'calote' hahahaha
bjs e bom final de semana.
Nana - Obsession Valley
Oi, Jennifer!
ResponderExcluirVou te confessar que livros assim, que envolvam moda e coisa e tal não faz muito o meu tipo nem desperta muito atenção, mas "Poseur - Brigas, Garoto e Estilo" me parece bacana.
Beijo
Eu estou ansiosa para ler esse livro, achei a capa um amor quando vi também.
ResponderExcluirAdoreeeeeeei! Principalmente pela distinção entre as personagens... São bem diferentes entre elas, né? Gostei demais do seu "achado" hahaha
ResponderExcluirBeijo
Mari | Sem Querer me Intrometer
Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa obra e também nunca li livros com essa temática, mas esse parece ser legal :) Gosto de personagens com personalidades diferentes e essas são BEM diferentes né?
ResponderExcluirEle me pareceu mais um livro para ler e relaxar, mas não sei se gostaria tanto da leitura.
Enfim, obrigada pela dica, beijos e boas leituras!
Adoro livros juvenis! Apesar de não ter mto saco pra moda, gostei de como vc descreveu o livro, parece ser uma leitura bacana para um FDS. Descontraída e leve.
ResponderExcluirGosto de leituras juvenis. Me parece ser um livro descontraído e leve para um FDS. Apesar de eu não ter mto saco para assuntos de moda.
ResponderExcluirTive a oportunidade de lê-lo recententemente, graças a uma amiga que me emprestou e simplesmente me apaixonei pela leitura!
ResponderExcluirE hoje estamos completando 3 anos de blogosfera, confira as novidades lá no blog!
Abraços,
http://www.revolucaonerd.com/