Autor | Org.: Brenda RodriguesEditora: Selo Editorial IndependenteSinopse: "Sonhos Literários" reúne um conjunto de textos compostos por escritores de vários lugares do Brasil. Dentre esses escritores você encontrará iniciantes e também veteranos do ramo literário, que através de suas expressões nos mostram um pouco mais sobre si mesmos.Cada página está representada por uma pessoa, de algum estado, cidade e idade, e isso te fará enxergar com outra perspectiva sobre diversos temas.
Este foi um dos primeiros livros a qual publiquei algum texto meu. A antologia Sonhos Literários foi organizado por Brenda Rodrigues, autora paulista, integrante do Selo Editorial Independente, destinado à publicação de autores nacionais.
Particularmente, nunca confiei muito em minha escrita, mas em 2018, com tempo livre e várias ideias na cabeça, decidi arriscar em editais de publicação, de editoras menores, mas que fizessem um bom trabalho. O texto inserido nesta coletânea é o 'A certain romance', um pequeno conto de enredo romântico, adaptado de um conto disponível também aqui no blog, confere aqui. O conto foi inspirado em canções de uma das minhas bandas favoritas, Arctic Monkeys, mas não éfoi inspiração necessariamente da música de mesmo título.
O livro possui diferentes gêneros, de poemas a contos, crônicas e relatos, e de autores das diversas localidades do país. As temáticas também variam: entre romance, questões existenciais, memórias, sonhos e até sobre a própria escrita literária. É interessante perceber as diferentes visões e criações que perpassam os escritores, de maneira tão distinta.
Particularmente, os poemas me encantaram muito. Alguns tratando do cotidiano, outros de amores passados, e outros sobre a vida, a existência, o ser:
Luz, câmera e ação
A vida é agora
E é o presente
Abra os olhos, agradeça e desate o nó
Pois, quando olhar para trás
Tudo o que viu já não existe mais
O tempo já o transformou em pó.
Luz, Câmera & Ação; Edson Alves
Porém, outra produção me chamou atenção, o de Camila Muniz, a qual escreveu minicontos(?) imitando os 140 caracteres de um tweet:
Ironia do escritor
É achar que com apenas 140 caracteres se pode fazer poema de humor. Terror. Dor. Ou até amor.
[...]
Vida Dupla
O lápis preto tinha uma ponta de borracha. De um lado escrevia a vida. Do outro apagava a história.
Camila Muniz
A diagramação possui suas particularidades, há uma moldura nos lados das páginas e uma ilustração em todo início de texto. No entanto, a revisão deixou a desejar um pouco. Acredito que, incluo o meu texto nisso (risos nervosos), que a escrita de alguns textos poderia fluir melhor caso alguns desvios fossem corrigidos. Contudo, trata-se de uma das primeiras produções do selo, e acredito que os autores participantes também estavam no começo de suas produções, logo, erros são comuns. Hoje entendo que valorizar a escrita autoral, nacional e independente é mais do que necessária e dar voz a autores/autoras de diferentes regiões do país é também nosso dever enquanto leitores, acadêmicos ou entusiastas na Literatura. Tem espaço para todos e a expressão artística e literária não deve ser relegada apenas a alguns grupos específicos.
Engajei em uma sequência de leitura de livros onde há publicação de textos meus. Este foi o primeiro. Em 2018 publiquei em duas coletâneas. Em 2020 está saindo mais dois. Talvez eu tenha uma ordem específica de publicação? Não sei haha'
Aguardem as próximas resenhas.
Olá Jeniffer. Obrigada pela resenha! Ficamos felizes por suas boas impressões e por expressar sua insatisfação diante a revisão. Mudamos toda a equipe, e prometemos continuar fazendo um atencioso trabalho aos autores nacionais e sempre buscando melhorar como editora.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirFiquei feliz que foi um dos primeiros textos que escreveu, é tão bom relembrar obras que nos inspiraram.
Gostei da capa do livro mas, no meu momento atual acho que não leria, mas parece um livro muito bom para ler daqui há algum tempo.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Olá...
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, na verdade, ainda não o tinha visto em nenhum lugar, mas, pelo que pude perceber através de sua resenha parece ser um livro bem interessante e que super leria ;)
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi Jeniffer, tudo bem?
ResponderExcluirParabéns pela publicação na antologia. Deve dar um orgulho danado, né?
Nos cobramos muita perfeição, mas é importante ter coragem de dar o primeiro passo, como você fez.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi jen,
ResponderExcluirNão tinha conseguido ver seu layout completo pelo cel - preciso responder os comentários por lá agora na maioria das vezes - hoje consegui abrir no meu velhinho e ficou LINDÍSSIMO. Amei demais, fica por aqui agora e não saia mais. hahaha
Muito bacana a ideia do projeto. Achei bem original os minicontos em forma de tweets. Antologias servem pra isso mesmo, testar a nossa escrita. É tipo fazer bolo, precisa praticar e vai se moldando com o tempo.
E continue investindo sim. Sempre tenha em mente que há público para todo mundo, pra escapar do lado 'contra' da coisa, sabe?
Eu fico na neura de mudar coisas no primeiro conto que publiquei na Amazon, mas relaxei porque como vou lembrar do meu início. É a marquinha de como comecei e como não sabia nada. Acho que ajuda a manter a humildade.
até mais,
Canto Cultzíneo
Olá, Jennifer.
ResponderExcluirEu não tenho o habito de ler antologias, mas acredito que são ótimos para dar uma chance a autores novos começarem a publicar seus textos. Pena que faltou revisão, mas isso vai consertando com o tempo.
Prefácio
Oi, Jeniffer!
ResponderExcluirParabéns pelo conto publicado!! Já participei também de uma antologia e é mesmo super importante pra divulgação dos autores nacionais. Adoro também Arctic Monkeys e já quero conferir a antologia!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Um sonho ter um conto meu publicado, feliz por você.
ResponderExcluirAdorei, já entrou na minha listinha
Beijinhos,
Renata
Amei a dica. Deve ser incrível a sensação de ter algo publicado.
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br
As vezes a diagramação acaba passando despercebida quando o livro é bom, alguns erros acabam sendo excluídos se a experiência de leitura é boa. E eu achei esse livro muito bacana, mais do que uma leitura despretensiosa, ele parece ser mesmo muito artístico.
ResponderExcluirAhh e parabéns pela publicação!
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Que legal. Primeiramente, parabéns pela publicação do seu texto. Adorei a temática da antologia, e a capa ficou linda. Com certeza, todos os textos são incríveis.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que incrível!
ResponderExcluirParabéns pela publicação!!!!!!!!! IRRÁAAA
Nos próximos, eles vão ficar do jeitinho que você quer que fique ♥
Mas já rolou uns bem bacanas também, hein
Adorei os que você colocou!
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer