Quando eu era criança, ouvi um "você corre como uma garota" e não entendi. Aquilo era para ser um insulto, mas tudo que eu consegui pensar foi "Ué, eu sou uma garota. Deveria correr de outro modo senão o meu?!". Depois que cresci e a ingenuidade infantil foi sumindo, descobri que fazer qualquer coisa "como uma garota" é levado como insulto, ridicularizando a capacidade de uma garota fazer algo; levando a sério apenas quando agimos "como homens".
Carolina Porfírio (ou Kaol Porfírio, como está em seu facebook) é uma ilustradora e criou a série de desenhos chamada de Fight Like a Girl (lute como uma garota, em português). Com o intuito de mostrar que somos sim fortes (de diversas maneiras, seja intelectual ou fisicamente), Porfírio desenha inúmeras personagens da literatura, jogos, hqs e da vida real (como Malala Yousafzai) a fim de exaltar o poder feminino presente em diversas formas na cultura pop. Abaixo encontra-se algumas das diversas ilustrações dessa série e um pouco de cada personagem.
Katniss Everdeen é uma das várias personagens que nos mostraram como é ser corajosa. Protagonista da série de livros e filmes Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Katniss se voluntaria para ser a tributo do distrito 12 no lugar da irmã, Primrose. Desde o primeiro filme (não li os livros), Katniss já "avisa" que não desiste fácil, apesar de todas as pressões que a cercam.
Jill Valentine é uma das protagonistas da série de jogos Resident Evil, sendo representada por Sienna Guillory nos filmes. Jill fazia parte da equipe Alpha da S.T.A.R.S (Serviço de Táticas, Armamento e Especialidades em Resgate Seguros) e sua primeira aparição se dá no jogo Resident Evil 1. É badass e não tem medo em dar headshot em cabeça de zumbi, não!




Malala é sobrevivente, Malala é uma heroína.
É possível encontrar camisas com estampas Fight Like a Girl na loja Toda Frida!
http://www.todafrida.com.br/category/190754/fight-like-a-girl
Page da Kaol Porfírio no facebook:
https://www.facebook.com/kaolcaradeboi?fref=ts
Espero que tenham gostado do post!
Ótimo post.
ResponderExcluirJá tinha visto as ilustrações por aí mas não sabia de quem era.
Tem algumas personagens aí que não conheço. Mas Arya, Katniss e Hit Girl são exemplos de força mesmo. ♥ E Malala, claro.
bjoos
DAMA DE FERRO
Que bacana o trabalho dela!
ResponderExcluirAdorei as ilustrações! Hit Girl eu não conhecia!
Beijos
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br
Que trabalho incrível, adorei <3
ResponderExcluirEssas ilustrações estão lindas
www.iamcamilakellen.blogspot.com
Que legal! É muito boa a iniciativa dessas pessoas que lutam pelos seus direitos. Talvez o mundo seria mais justo se cada pessoa fizesse sua parte, e não apenas reclamasse sentados dos problemas diários.
ResponderExcluirNão conhecia a Carolina/Karolina, mas já super admiro o trabalho dela. As ilustrações são lindas. :)
Bjs!
Oi! Já conhecia o trabalho desta ilustradora e amei ver esta série! Com certeza, somos fortes de diversas formas, podemos fazer qualquer coisa. Para mim, não somos inferiores ou superiores aos homens, e sim todos iguais, dependendo da força de vontade de cada um. :)
ResponderExcluirbeijos ♥
nuclear--story.blogspot.com.br
Oii!
ResponderExcluirAinda não conhecia o trabalho da Carolina, mas achei super bacana! Os desenhos são liiiindos *---*
Amei!
Beijo,
http://www.pitadadecultura.com/
Não conhecia essa ilustradora, mas tem muito talento.
ResponderExcluirbeijos
http://julieamargamentedoce.blogspot.com.br/2015/03/resenha-divergente.html
Oie Jeniffer =)
ResponderExcluirAdorei o post e já passei lá na fanpage da Carol.
A mulher ao longo das décadas já conquistou muita coisa, mas infelizmente ainda há muito a ser feito. Vivemos em uma sociedade muito machista, mas eu tenho fé que isso um dia vai mudar.
Parabéns pelo post!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Amei os desenhos dela!
ResponderExcluirSão inspiradores demais.
Cresci numa família repleta de homens - quase todos os meus primos são homens, mas nunca me senti oprimida em relação a isso. (Sou daquelas que não leva desaforo para casa, sabes? Mesmo sendo bem tímida).
Beijos <3 <3
Já tinha visto essas ilustrações circulando pelo facebook e simplesmente ADOREI! O projeto, a ideia, a iniciativa, as personagens... e a frase "You fight like a girl" "Thank you" que sempre aparece junto das ilustrações. Espero que esteja empoderando muitas mulheres por ai :D
ResponderExcluirwww.annadecassia.blogspot.com.br
Oi Jeniffer, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia as ilustrações, mas me apaixonei por elas. Ela tem um talento incrível. Vou acompanhá-la no face pra poder conferir mais ilustrações.
Abraços,
Amanda Almeida
http://amanda-almeida.com.br